Art’Online é da responsabilidade de alunos do 10º.D, em colaboração com a revista do CDLPC, sob a coordenação da Directora de Turma Elisa Nazário.
Pessoalmente, acho que O Sétimo Selo é uma obra muito interessante, pois retrata o mundo em que vivemos com informação histórica, técnica e científica actualizada, numa perspectiva crítica e intervencionista, permitindo-nos conhecer melhor o mundo que nos rodeia, pois nele podemos viajar por vários países e descobrir o que há de chocante no mundo dos negócios.
Com este livro consegui perceber que as pessoas, muitas vezes, estão reduzidas à sua ignorância, pois não conhecem a origem de muitos conflitos sociais e assassínios misteriosos, muitas vezes causados para justificar os fins do capitalismo. Quando me refiro a capitalismo estou-me a reportar ao maior negócio do mundo: o negócio do petróleo. Este movimenta o mundo, envolve milhões e milhões de euros, cria guerras entre países, emprega directa e indirectamente milhões de pessoas e muitas outras não têm noção da grandeza deste negócio. Este livro tenta explicar-nos que se o petróleo acabasse o mundo parava.
Com a poluição que o petróleo provoca, muitos ambientalistas juntamente com cientistas, tentam arranjar energias alternativas, mas estas energias colidem com os interesses dos capitalistas do petróleo – ganhar dinheiro. Assim, o petróleo pode dar origem à terceira guerra mundial em poucos anos, pois este negócio está a esgotar as suas reservas e com o desenvolvimento de grandes países como a China e a Índia, é muito mais fácil chegar ao limite das reservas petrolíferas.
Esta obra mostra-nos a importância do petróleo nas nossas vidas e a rápida aproximação do apocalipse.
Acho fascinante como o autor consegue explicar, de modo tão emocionante e pormenorizado, a tristeza, a alegria, o pânico, a tragédia, o choque… parecendo que estamos a ver um filme na nossa cabeça. São estes livros que nos entusiasmam a ler mais e mais. Também acho fascinante o cuidado que José Rodrigues dos Santos tem quando explica os assuntos mais difíceis de perceber e espantosas as descrições que nos permite ler. A verdade é que este livro me transportou para uma dimensão que não era a minha. Uma dimensão assustadora mas realista.
Adorei ler este livro, não só pelo conhecimento que adquiri mas também pelo prazer que me proporcionou. Aconselho-o a todas as pessoas que queiram aprender um pouco mais sobre o mundo que nos rodeia.
“ Todos temos um sétimo selo para quebrar, um destino à nossa espera, um apocalipse no fim da linha. Por mais êxitos que somemos, por mais triunfos que alcancemos, por mais conquistas que façamos, para a última estação está-nos sempre reservada uma derrota. Se tivermos sorte e nos esforçarmos por isso, a vida até pode correr bem e ser uma incrível sucessão de momentos felizes”.
Alina Rolo, 10º.D
colégio
blogs
jornais
rádio
viagem de finalistas