autores: Luís Peça, Fernando Alves, Susana Ferreira
Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009
O Sétimo Selo, José Rodrigues dos Santos, Edições Gradiva

Art’Online é da responsabilidade de alunos do 10º.D, em colaboração com a revista do CDLPC, sob a coordenação da Directora de Turma Elisa Nazário.


                                 

  Pessoalmente, acho que O Sétimo Selo é uma obra muito interessante, pois retrata o mundo em que vivemos com informação histórica, técnica e científica actualizada, numa perspectiva crítica e intervencionista, permitindo-nos conhecer melhor o mundo que nos rodeia, pois nele podemos viajar por vários países e descobrir o que há de chocante no mundo dos negócios.

  Com este livro consegui perceber que as pessoas, muitas vezes, estão reduzidas à sua ignorância, pois não conhecem a origem de muitos conflitos sociais e assassínios misteriosos, muitas vezes causados para justificar os fins do capitalismo. Quando me refiro a capitalismo estou-me a reportar ao maior negócio do mundo: o negócio do petróleo. Este movimenta o mundo, envolve milhões e milhões de euros, cria guerras entre países, emprega directa e indirectamente milhões de pessoas e muitas outras não têm noção da grandeza deste negócio. Este livro tenta explicar-nos que se o petróleo acabasse o mundo parava.

  Com a poluição que o petróleo provoca, muitos ambientalistas juntamente com cientistas, tentam arranjar energias alternativas, mas estas energias colidem com os interesses dos capitalistas do petróleo – ganhar dinheiro. Assim, o petróleo pode dar origem à terceira guerra mundial em poucos anos, pois este negócio está a esgotar as suas reservas e com o desenvolvimento de grandes países como a China e a Índia, é muito mais fácil chegar ao limite das reservas petrolíferas.

  Esta obra mostra-nos a importância do petróleo nas nossas vidas e a rápida aproximação do apocalipse.

  Acho fascinante como o autor consegue explicar, de modo tão emocionante e pormenorizado, a tristeza, a alegria, o pânico, a tragédia, o choque… parecendo que estamos a ver um filme na nossa cabeça. São estes livros que nos entusiasmam a ler mais e mais. Também acho fascinante o cuidado que José Rodrigues dos Santos tem quando explica os assuntos mais difíceis de perceber e espantosas as descrições que nos permite ler. A verdade é que este livro me transportou para uma dimensão que não era a minha. Uma dimensão assustadora mas realista.

  Adorei ler este livro, não só pelo conhecimento que adquiri mas também pelo prazer que me proporcionou. Aconselho-o a todas as pessoas que queiram aprender um pouco mais sobre o mundo que nos rodeia.

 

Todos temos um sétimo selo para quebrar, um destino à nossa espera, um apocalipse no fim da linha. Por mais êxitos que somemos, por mais triunfos que alcancemos, por mais conquistas que façamos, para a última estação está-nos sempre reservada uma derrota. Se tivermos sorte e nos esforçarmos por isso, a vida até pode correr bem e ser uma incrível sucessão de momentos felizes”.

 

Alina Rolo, 10º.D



publicado por Luís Peça às 17:30
link do post | comentar | favorito

tags

todas as tags

posts recentes

Suspensão do blog

Projecto Educação para o ...

Teatro José Lúcio acolhe ...

Diário de Bordo - Viagem ...

Relato de uma viagem à Gr...

Torneio de Basquetebol en...

Alunos do 8.º ano elabora...

Clube do Tobias dá vida a...

Teatro de Animação: do ob...

O Auto da Barca do Infern...

arquivos

Maio 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

links
pesquisar
 
subscrever feeds
Verandah
Verandah