autores: Luís Peça, Fernando Alves, Susana Ferreira
Sábado, 28 de Março de 2009
O Velho e o Mar, Ernest Hemingway, Edições Europa-América

Art’Online é da responsabilidade de alunos do 10º.D, em colaboração com a revista do CDLPC, sob a coordenação da Directora de Turma Elisa Nazário.

 


Nesta obra, Ernest Hemingway fala de um pobre e velho pescador de origem cubana, Santiago, que há muito tempo não apanha peixe e anseia por um dos grandes.

 

Sai para o mar com esse objectivo. Determinado a pescar afasta-se da costa além do usual e, passado algum tempo, apanha o peixe cuja captura proporciona uma longa e empolgante história, recheada de situações perigosas e imprevistas.

 

Com grande relevo, o autor retrata a astúcia e a grande persistência com que o protagonista leva a cabo a sua tarefa. O peixe-espada é forte, demorando a render-se (morre durante a viagem de regresso): resiste à morte, tentando libertar-se do anzol e coloca, por várias vezes, a pequena embarcação em perigo, o que exige inteligência e esforço do velho pescador.

 

A parte mais interessante desta obra surge quando ele luta contra os tubarões para defender a sua conquista: devido às dimensões do peixe não é possível içá-lo, e Santiago assiste à sua lenta destruição: os tubarões devoram-no, alheios à sua luta e ao seu desespero.

 

Esta obra fez-me reflectir sobre as dificuldades de algumas pessoas em subsistir e a necessidade de sermos persistentes para atingir os nossos objectivos. O velho pescador chegou ao porto esgotado, mas da sua conquista só trazia a cabeça, o rabo e a espinha. Poderíamos dizer que chegou triunfante. Mas será isso possível quando somos derrotados pelo destino?

 

Nesta obra, a grandeza humana aparece como resultado do sofrimento, da dificuldade de sermos vencidos pelas circunstâncias, mesmo quando trabalhamos arduamente. Por mim, prefiro centrar-me na força que o ser humano pode ter quando deseja, de facto, vencer as contrariedades. Afinal, um homem pode ser destruído, mas não derrotado.

 

Sara Silva, 10.ºD

 



publicado por Luís Peça às 18:31
link do post | comentar | favorito

tags

todas as tags

posts recentes

Suspensão do blog

Projecto Educação para o ...

Teatro José Lúcio acolhe ...

Diário de Bordo - Viagem ...

Relato de uma viagem à Gr...

Torneio de Basquetebol en...

Alunos do 8.º ano elabora...

Clube do Tobias dá vida a...

Teatro de Animação: do ob...

O Auto da Barca do Infern...

arquivos

Maio 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

links
pesquisar
 
subscrever feeds